Se você tem uma empresa, certamente já ficou em dúvida sobre qual sistema de tributação deve adotar. A escolha, importantíssima para evitar uma alíquota de imposto acima do desejado, exige uma grande dose de planejamento e estudo, podendo trazer resultados importantes para o seu negócio.
O sistema de tributação pode ser subdivido em três modalidades conforme as suas diferenças. Veja:
- Lucro Presumido
Essa é a modalidade de tributação na qual a Receita Federal presume o lucro da empresa para o cálculo do imposto. O percentual do Lucro Presumido varia de 1,6% até 38,4%, de acordo com o tipo de atividade.
- Lucro Real
Nesta opção, o imposto é calculado obrigatoriamente sobre o resultado da empresa. No entanto, há diversas variáveis nesse tipo de cálculo, como por exemplo o recolhimento por estimativa ou por arbitramento, além do imposto poder também ser recolhido de forma trimestral ou anual.
- Simples Nacional
Já neste caso, os tributos da empresa são calculados com um percentual sobre a receita e recolhidos em um único pagamento.
Segundo José Luiz Vailatti, Gestor da Conjel Contabilidade em Itajaí/SC, não existe uma fórmula mágica a ser adotada na hora de escolher o melhor sistema de tributação. Para ele, a escolha deve levar em conta a realidade de cada empresa. “Não há uma fórmula simples para avaliar se o Lucro Presumido é mais vantajoso que o Simples Nacional ou até mesmo que o Lucro Real. Para tomar essa decisão, é necessário um bom levantamento de dados e também é preciso avaliar as perspectivas de crescimento da empresa. Resumindo, é preciso fazer conta”, explica.
Como escolher o melhor sistema de tributação?
Agora que você já sabe que os sistemas de tributação possuem diferenças consideráveis e a sua escolha vai depender de uma série de fatores, pode estar se perguntando qual é o melhor caminho para tomar essa decisão.
Como não correr riscos?
Para não correr riscos, o mais recomendado é escolher profissionais capacitados para analisar a situação da sua empresa e te auxiliarem nesse momento. “O cliente que procura a Conjel, tem a segurança de receber uma completa informação a respeito da melhor estratégia tributária a ser adotada pela empresa”, ressalta Vailatti. “Temos em nossos quadros profissionais altamente qualificados que, com seu vasto conhecimento, podem auxiliar nossos clientes na adoção da estratégia mais econômica e que trará o menor risco para a empresa, sempre atendendo aquilo que determina a lei e o nosso código de ética profissional”, finaliza.
Conheça a tabela do Simples Nacional: anexos, alíquotas e regras
Se você gostou desse conteúdo e quer entender mais sobre qual é o melhor sistema de tributação para sua empresa, entre em contato com a Conjel Contabilidade. Nossa equipe está te esperando no whatsapp. Para chamar, basta clicar aqui!