Você sabe as diferenças entre BPO x Assessoria x Consultoria Financeira
14 de fevereiro de 2022PLANILHAS FINANCEIRAS: O PRÓXIMO PASSO PARA VOCÊ CUIDAR AINDA MELHOR DO SEU CAPITAL!
3 de março de 2022Entendendo a PLR (Participação nos Lucros e Resultados)
Você já deve ter ouvido sobre a PLR em alguma roda de conversa com amigos ou até mesmo ter visto esse benefício em alguma vaga de emprego, mas você sabe o que significa essa sigla? Se ainda tem dúvidas, nós aqui da Conjel resolvemos trazer alguns pontos que serão esclarecedores. Vamos lá?
Participação nos Lucros e Resultados
A PLR é a Participação nos Lucros e Resultados de uma empresa. Isso acontece quando determinadas metas são alcançadas pelos funcionários, com isso, eles têm o direito de receber um certo valor adicional ao salário comum. Essa possibilidade só pode acontecer graças a lei 10.101/00, que regula a participação dos trabalhadores dentro de lucros e resultados de uma organização. Essa ideia tem como objetivo incentivar a produtividade e o engajamento dos funcionários.
Duas modalidades de PLR
Existem dois caminhos possíveis para se conquistar a PLR.
- Meta de lucro que deve ser atingida - essa é mais comum e acontece quando determinada meta financeira da empresa é alcançada. Alcançando esse objetivo, um determinado valor é dividido entre todos os funcionários.
- Meta individual do funcionário - aqui, como o próprio nome indica, as metas são individuais e, conforme cada funcionário atinge esse objetivo, ele tem uma compensação financeira.
Curiosidades sobre a PLR
- Basicamente qualquer funcionário tem direito a receber uma PLR, desde que tenha sido acordado;
- Não existe uma obrigação para as empresas pagarem essa participação em lucros e resultados, isso varia conforme a política de cada companhia;
- Mesmo em casos de demissão, os funcionários podem receber a PLR de forma proporcional;
- Caso as metas acordadas não sejam atingidas, o pagamento pode ser cortado - porém, é importante que isso esteja claro no acordo com os funcionários;
- A PLR se aplica somente aos funcionários de empresas privadas, ou seja, cargos públicos não têm direito a esse benefício.
Gostaram do nosso conteúdo? Ainda tem alguma dúvida? Venham tomar um café com a gente. Os escritórios da Conjel Contabilidade estão sempre de portas abertas para você!