Ambiente Nacional da NF-e tem parada programada a partir desta sexta –feira (13)
13 de maio de 20223 vantagens de ter um BPO financeiro para o seu negócio
22 de junho de 2022Os segredos para ser um Empreendedor de sucesso
Para quem brilha os olhos quando o assunto se trata de ter o próprio negócio, é um desejo que envolve realizar sonhos, dedicação, paixão e em algumas vezes, necessidade. Alguns empreendedores consideram isso como seu sonho e projeto de vida, enquanto outros, são forçados a iniciar um negócio depois de estarem desempregados por algum motivo.
Em ambos os casos, envolve planejamento, “mão na massa” e aplicação de conhecimento para que dê certo. Afinal, sabemos que não basta ter uma ideia, mas entender o mercado em que você quer entrar, desenvolver um plano de negócio, pensar como tornar seu produto e/ou serviço valioso e principalmente, estar acompanhado de profissionais altamente capacitados para a tomada de decisões.
Importante entender que nada nasce pronto, e quando não planejado de maneira correta, pode ser que o sonho de ter o próprio negócio quase nem saia do papel. Sabemos que para abrir uma empresa no Brasil, é necessário atender uma série de requisitos. Se este processo for realizado com dúvidas e falta de planejamento, se torna o primeiro obstáculo ao empreendedor iniciante, onde pode ser levado a desistir do sonho de ter seu produto, e/ou serviço amplamente conhecido e reconhecido no mercado.
O que podemos afirmar é que o sucesso empresarial do negócio não vem com manual, mas tendo conhecimento do tipo de negócio com o qual você pretende trabalhar, o enquadramento de porte, bem como, o enquadramento tributário que a empresa irá optar é fundamental.
Para definir a abertura da empresa, é necessário que o Empreendedor tenha em mente que precisará definir: Tipo empresarial, enquadramento de porte e regime tributário. Sem análise, o Empreendedor poderá pagar impostos muito além do devido, ou até pagar menos do que deveria, o que também não é correto. Independente do contexto, a empresa poderá recolher impostos de forma irregular, e ter problemas com os órgãos públicos.
Abaixo destacamos os principais tipos empresariais, bem como o enquadramento de porte e enquadramento tributário existentes:
TIPO EMPRESARIAL | ENQUADRAMENTO DE PORTE | ENQUADRAMENTO TRIBUTÁRIO |
MEI (Microempreendedor | Micrempresa (ME); | SIMEI; |
Individual); | Empresa de Pequeno Porte (EPP); | Simples Nacional; |
Empresário Individual; Sociedade Empresária Limitada; | Empresa de médio a grande porte. | Lucro Presumido; Lucro Real. |
Sociedade Anônima. |
Como vimos ao longo deste artigo, desde o sonho de ter o próprio negócio até a efetivação do registro da abertura da empresa requer análise e conhecimento aplicado em diversas áreas. E ainda, podem existir situações mais específicas – a exemplo de inscrição em conselho de classe – além das decisões societárias relacionadas ao tipo empresarial, porte e enquadramento tributário.
Para que o Empreendedor não tenha preocupação em tomar a decisão certa, diante das inúmeras possibilidades que a legislação brasileira permite para abertura de seu próprio negócio, o time de especialistas da Conjel Contabilidade entende do assunto e realiza bons negócios há 37 anos, transformando os sonhos de seus clientes em realidade.
E você, tem o sonho de abrir a sua própria empresa? Entre em contato conosco, e conte com nossos profissionais para lhe oferecer diversas soluções para todos os tipos de negócios, fornecendo segurança nas informações necessárias para que o seu negócio seja um sucesso.
Por: Leilane Romani - Coordenadora Gestão Societária Conjel Contabilidade