O que acontece se o planejamento tributário de uma empresa não for realizado?
Você já parou para pensar no impacto devastador que a falta de um planejamento tributário pode ter sobre a sua empresa?
O planejamento visa reduzir a carga tributária e minimizar o impacto dos impostos de uma empresa, aumentando a lucratividade e evitando problemas fiscais.
Sendo assim, a falta de um planejamento tributário pode trazer várias consequências negativas, incluindo problemas fiscais e financeiros. Confira aqui os principais riscos:
Impactos na operação – Riscos Legais e sanções:
A inviabilidade do negócio é apenas um dos exemplos mais impactantes desse descuido, mas também pode resultar em sérias sanções legais e encargos, o que prejudica a saúde financeira da sua empresa.
A Importância da Escolha do Regime Tributário Adequado:
A escolha do regime tributário depende do perfil e das atividades da empresa, das leis fiscais vigentes e propensões futuras. Por isso, é preciso identificar quais as perspectivas do seu negócio para o próximo ano.
Vale destacar que a escolha pela forma de tributação é feita em janeiro e vale durante todo o ano, não podendo ser alterada nos 12 meses subsequentes.
Lembre-se, estar em dia com as obrigações fiscais não é apenas uma questão de manter-se de acordo com a legislação, mas sim de assegurar a saúde financeira e a longevidade da sua empresa no mercado competitivo de hoje.
Consulte profissionais especializados para um planejamento tributário sólido. Proteja o futuro do seu negócio!
Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre planejamento tributário
Fale com a Conjel Contabilidade!
Com escritórios em Balneário Camboriú e Itapema, a Conjel possui quase quatro décadas de atuação e tem como combustível, a certeza de que todo o trabalho que entrega é revertido em resultado para os seus clientes. Nossa equipe conta com mais de 80 especialistas para atendê-los. São mais de 200 empresas abertas com sucesso!